terça-feira, 20 de março de 2012

PCdoB de Guarulhos realiza ato político, em celebração aos 90 anos do partido
Na última sexta-feira, 16/03, o PCdoB de Guarulhos realizou um ato político na Câmara Municipal, para celebrar os 90 anos de história do partido.
Estiveram presentes no evento lideranças políticas da cidade, entre elas Flávia Costa, representando a UBM; Armando Matos, presidente do PDT/Guarulhos; Maurício Pereira, representando o PP/Guarulhos; José Miguel, presidente do PTC/Guarulhos, Josinaldo Barros, representando o Sindicato dos Metalúrgicos; Rogério, representando o Sindicato dos Correios e Rodolfo Machado, Secretário Adjunto da S.D.U, bem como representantes de movimentos sociais de juventude, com Duílio Fernandes; de moradia, com o Morebem, Gilvan Laércio e Francisco José Bezerra. Compareceram também lideranças políticas de cidades vizinhas como Cleber de Oliveira, presidente do PCdoB/Jales; Antonio Carlos de Jesus, do PCdoB/Itaquaquecetuba e José Ailton, presidente do PCdoB/Mairiporã. Também compareceram a deputada federal Janete Pietá e Nádia Campeão, presidente do PCdoB do Estado de São Paulo.
Em uso da palavra, Janete Pietá disse que não é qualquer partido que faz 90 anos. Por conta de uma história como essa é que existe no Brasil um partido de tradição. Também ressaltou que no Brasil é preciso fortalecer os partidos políticos como instrumentos de democracia; fortalecer os movimento sindicais, os movimentos populares, da mulher, de moradia. Lembrou da parceria existente do PT e o PCdoB em Brasília e conclamou a todos para união dos partidos de esquerda , empunhando a bandeira do socialismo.
Em seu discurso, Nádia Campeão apresentou a história de luta do partido e de seus fundadores e dirigentes, desde 1922, passando pela ditadura militar e, por fim, pelo momento atual e consolidado que vive o Partido Comunista do Brasil.
Luiza Cordeiro, vereadora pelo PCdoB Guarulhos, ressaltou a importância histórica do partido nesses 90 anos, observando que o partido movimenta-se, não com passos para trás e sim com muitos passos à frente. Ainda observou uma característica marcante do PCdoB que é o interesse coletivo. “O interesse coletivo dá brilho e permite a construção para todos.” afirmou. Também frisou que o PCdoB em Guarulhos é constituído de homens e mulheres que trabalham por uma cidade mais fraterna.
Antonio Silvan, presidente do diretório municipal do PCdoB, iniciou sua fala incentivando a cada militante a trabalhar com afinco pelos ideais do partido e afirmou que hoje cada comunista deve ter o compromisso de dar continuidade a esta história de luta que começou há 90 anos e em Guarulhos, cada militante deve lutar por uma cidade cada vez melhor.
Referindo-se ao PCdoB na cidade, Silvan afirmou que o partido é capaz e tem condições de na próxima legislatura ter um número maior de representantes na Câmara Municipal, só dessa forma temos condições reais de cumprir com os compromissos do nosso partido com o povo da nossa cidade.
“O Partido Comunista do Brasil, na cidade de Guarulhos tem crescido e se fortalecido. Temos nos reunido com nossas lideranças e nossa militância e já temos começado um grande debate a respeito das eleições deste ano. Tudo isso com o único objetivo que é de aumentar nossas fileiras no legislativo municipal, para que o cidadão guarulhense tenha uma representação que lute com mais força para alcançar a justiça social.” afirmou Silvan. 
Neste dia 25 de março de 2012 o PCdoB completará 90 anos de fundação.

Por Alexandre Corrêa
Secretário de Comunicação
PCdoB - Guarulhos

segunda-feira, 19 de março de 2012

Milhares caminham por um Mundo mais Humano

Pelo fim da impunidade e violência contra as mulheres, por uma sociedade mais equilibrada, na qual mulheres e homens convivam em fraternidade, com igualdade de direitos e respeito mútuos, cerca de mil e quinhentas pessoas participaram neste domingo, 18, da 7º edição da caminhada Mulheres Por Um Mundo Mais Humano.

Organizada pela União Brasileira de Mulheres (UBM) em parceria com o mandato da vereadora Luiza Cordeiro, a atividade teve a participação da deputada federal Janete Pietá, Flávia Costa Coordenadora da UBM e Rosina Conceição representando a deputada estadual Leci Brandão.

Silvani Oliveira e outros familiares da jovem Tatiana Oliveira, assassinada durante assalto a uma Farmácia no bairro Vila Barros, pediram justiça e um basta nos casos de violência. Em um depoimento emocionado Silvani relatou o caso em que a irmã foi vitimada, e pediu a união entre mulheres e homens na luta contra a violência.

Em suas manifestações, todas as lideranças argumentaram que o caminho ideal é a unidade. “Não queremos tomar o espaço dos homens, o que a mulher quer é um convívio pacífico, humano, que fortaleça a família, sem violência física ou psicológica. Para isso é preciso haver um equilíbrio, é preciso que as mulheres avancem e assumam mais espaço em todos os níveis da sociedade”, disse Luiza Cordeiro.

Janete Pietá declarou que o Congresso Nacional aprovou a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar os casos de violência contra as mulheres. Além de apurar a violência e omissão no atendimento à mulher, a CPMI também deverá sugerir políticas públicas.

Segundo Luiza Cordeiro, a grande quantidade de crimes praticados contra a população feminina legitima a CPMI. Em período recente a sociedade estarreceu-se com episódios lamentáveis envolvendo Mércia Nakashima, Jéssica Agnes, Bruna Tadin, Andréia Nóbrega, Bianca Console, Patrícia Accioli, Ana Alice Moreira de Melo, Sandra Gomide, Isabela Nardoni, Eloá Pimentel entre outros.

Durante a caminhada realizada pelas ruas do Parque Cecap, população e motoristas acenavam apoio à manifestação protagonizada por mulheres, crianças e homens conscientes sobre a importância do convívio amigável e respeitoso.

Concluído o trajeto, as homenageadas do dia foram recebidas no Clube do Parque Cecap com um saboroso café-da-manhã e empolgante apresentação musical realizada pela Banda da Guarda Civil. Outras atrações animaram ainda mais a atividade, entre elas tenda de Massagem, Maquiagem oferecida pela Natura, Tarô Terapêutico, Pintura para as crianças, Mahikari, Acupuntura e sorteio de prêmios. Dança Cigana e de Rua divulgando o movimento Hip Hop, e a cantora Claudia Luz também se apresentaram.
                                                                                       
“A 7ª Caminhada, como todas as demais, foi construída de maneira coletiva, por voluntários, militantes e apoiadores que têm consciência elevada e responsabilidade social. Por isso agradecemos a contribuição de cada pessoa que esteve envolvida no processo – jovens diretores do Clube, feirantes do Varejão, comerciantes do Parque Cecap e outros bairros, empresários, prefeitura, agentes de Trânsito, GCMs, enfim, a todos os parceiros que compreendem a importância e o espírito dessa atividade”, declaram os organizadores.

Em ato político durante a atividade todas as lideranças femininas reafirmaram a luta contra a violência. Vice-presidente do PCdoB, Ailton Alves diz que um dos focos de luta deve ser a alteração no modo de agir por parte de algumas autoridades policiais. “Há relatos de vítimas que procuram delegacias especializadas no combate a violência contra a mulher e são desestimuladas a sequer registrar o boletim de ocorrência”, declara
Por Gutemberg Tavares
Assessor Imprensa, Gab. Ver. Luiza Cordeiro
Comissão de Comunicação
PCdoB - Guarulhos