domingo, 14 de junho de 2009

134%, A Alma do “Negócio” !!!
Apesar do recuo na arrecadação, Gilberto Kassab (DEM) aumenta em 134% as verbas destinadas à publicidade...
Em anos pré-eleitorais, Kassab costuma aumentar significativamente o valor destinado a propaganda de seu governo. Essa é a constatação a que chegou a bancada petista na Câmara dos Vereadores de São Paulo.
Conforme matéria publicada na última terça-feira, 26, pelo jornal “Folha de São Paulo”, um levantamento feito pelos vereadores petistas revelou que nos quatro primeiros anos da gestão José Serra (PSDB)/Kassab (DEM) -de 2005 a 2008-, a média de gastos foi de cerca de R$ 40 milhões, com pico de R$ 58,5 milhões em 2007, ano em que Kassab preparava sua candidatura è reeleição.
Mesmo sem perspectivas de concorrer nas próximas eleições, Kassab, que já gastou R$ 33,7 milhões com propaganda este ano, acrescentou mais de R$ 45 milhões para fazer publicidade de sua gestão. Ao final de 2009, calcula-se que a prefeitura terá gasto R$ 78,8 milhões com publicidade, o dobro do orçamento previsto no inicio do ano.
O dinheiro virá, segundo decretos publicados no “Diário Oficial da Cidade”, de economias feitas pela prefeitura em 2008.
A iniciativa do Prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (DEM), vai contra o atual cenário financeiro da cidade. Devido à crise econômica mundial, a prefeitura diminuiu em R$ 3 bilhões a previsão de arrecadação para este ano. Pelos novos cálculos, entrarão nos cofres da cidade R$ 24,5 bilhões, antes a previsão era de 27,5 bilhões.
Ainda segundo matéria da “Folha”, o governo municipal confirmou que os mais de R$ 45 milhões serão gastos em publicidade, no entanto, procurando amenizar o impacto negativo da exuberância publicitária, foi divulgada uma nota na qual a prefeitura diz que os recursos destinados às áreas sociais, saúde e transporte, por exemplo, também foram reforçados. “Outro exemplo, segundo a nota, foi a liberação de R$ 17,2 milhões para a realização do Grande Prêmio de Fórmula 1”.
O fato de o super-aumento ocorrer mais uma vez em véspera de ano eleitoral, é argumento para questionamentos da oposição e também de boa parte dos paulistanos.
No pleito onde Kassab se reelegeu, ficou explicita a idéia de propaganda como alma do “negócio”, ou melhor, da política. No decorrer da campanha, além do impulso publicitário, Kassab fez diversas promessas que não foram cumpridas, como por exemplo, a de que um pacote de melhorias para o trânsito de São Paulo, com nove obras, seria entregue em abril deste ano. Até a data prevista para a conclusão, as obras se quer tinham sido iniciadas, e a nova previsão de entrega ficou para abril de 2010, um ano depois do previsto. Além disso, valor orçado que era de R$8,1 milhões, foi elevado para R$15,4 milhões.
Como justificativa! Erro de cálculo...
Mesmo não concorrendo a nenhum cargo nas próximas eleições, Kassab, poderia com o reforço publicitário, está criando um cenário positivo à possível candidatura de Jose Serra (PSDB) a Presidência da República. É o que pensam alguns integrantes da oposição. Kassab e seu partido, Democratas, são os principais aliados de Serra e do PSDB em São Paulo.
Para os entendedores de política, a divulgação das ações realizadas por um governo, em todos os níveis, é algo necessário, porém o aumento em 134% para esta tarefa, demonstra por parte de Kassab, falta de prioridade.
A cidade de São Paulo é carente em necessidades básicas, como saúde, saneamento básico e moradia, nessas áreas, R$ 45 milhões ajudariam de forma significativa a melhorar o município.
Gutemberg M. Tavares,
É jornalista e menbro da secretaria de
Comunicação PCdoB Guarulhos – SP.

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