segunda-feira, 21 de junho de 2010

PCdoB realiza convenção eleitoral estadual


Pré candidatura de Luiza Cordeiro a deputada estadual foi oficializada


A Convenção Estadual do PCdoB, realizada no sábado, dia 19, demonstrou a força do Partido Comunista do Brasil e reuniu cerca de dois mil militantes, dizem seus organizadores. Comunistas de variados municípios de São Paulo participaram da atividade e acompanharam a aprovação da resolução política/eleitoral do partido e da lista de candidatos que irão disputar a eleição deste ano. A vereadora Luiza Cordeiro teve sua pré-candidatura à deputada estadual oficializada.

Em clima de otimismo, o Ato Político da Convenção reuniu diversas lideranças e representantes de todos os partidos da coligação que apoia a candidatura de Aloisio Mercadante ao governo de São Paulo. No evento também foi homologado o apoio do PCdoB-SP à candidata à presidência da República Dilma Rousseff . Netinho de Paula pelo PCdoB e Marta Suplicy (PT) são os dois candidatos da chapa ao Senado.

Deputado Federal a cinco mandatos consecutivos e pré-candidato à reeleição, Aldo Rebelo usou a palavra durante o ato político e disse que o compromisso do PCdoB é trazer para São Paulo todas as coisas boas que ao longo dos últimos anos foram implementadas no Brasil pelo governo do presidente Lula. “Para obtermos sucesso em nosso objetivo contamos com o trabalho da nossa militância, que é capaz de fazer um debate político de grande nível”, declarou Rebelo. O presidente Nacional do PCdoB, Renato Rabelo, também usou a palavra e lembrou que o partido apoia Dilma Rousseff em todos os Estados da Federação. “Trabalhamos pelo projeto encabeçado por Dilma e São Paulo também é prioridade para nós”, disse.

Lembrando o período em que atuava como apresentador de TV, e respondendo a questionamentos sobre o porquê de ter deixado os palcos e a televisão, Netinho disse que seu famoso quadro conhecido como “um dia de princesa” mudava a vida de somente de uma pessoa: “refletindo compreendi que a política é a única ciência capaz de promover um avanço coletivo, por isso ingressei na política e no PCdoB”, argumentou. Também presente no ato, o senador Eduardo Suplicy disse acreditar que no próximo quadriênio Netinho e Marta Suplicy serão seus companheiros de Casa.

Aloisio Mercadante, finalizando a Convenção, disse que em 37 anos de vida política sempre teve a seu lado o PCdoB. Na seqüência elogiou o partido dizendo que nas grandes lutas nacionais, como a que conquistou a democracia, o PCdoB exerceu papel fundamental. Considerando a importância da coligação dos partidos de esquerda para o pleito em São Paulo, Mercadante lembrou João Amazonas que segundo ele “sempre esteve ao lado de Lula e tanto pregou a unidade dos partidos de esquerda”. Dando prosseguimento ao seu discurso, Mercadante criticou o modo como o PSDB vêm governando São Paulo nas últimas décadas e a incompetência dos tucanos para resolver os problemas de Segurança Pública e Educação, por exemplo. Ao fim de sua intervenção o pré-candidato ao governo de São Paulo fez uma menção a Netinho e a Marta Suplicy: o Senado Federal, Casa importante à soberania brasileira, tem 180 anos e nunca teve um senador negro. São Paulo nunca elegeu uma mulher para o Senado. Em 2010 estes tabus serão quebrados”, finalizou.


Por: Gutemberg Tavares
Comissão de Comunicação
PCdoB - Guarulhos

sexta-feira, 18 de junho de 2010


Escritor português José Saramago morre aos 87 anos


"Nossa única defesa contra a morte é o amor", disse certa vez o escritor português José Saramago. Deixando um vazio na literatura, ele morreu nesta sexta-feira (18) em Lanzarote (Ilhas Canárias, na Espanha), aos 87 anos. Em 1998, Saramago - que era filiado ao Partido Comunista Português - ganhou o único Prêmio Nobel da Literatura em língua portuguesa.
A Fundação José Saramago confirmou em comunicado que o escritor morreu às 12h30 (horário local, 7h30 em Brasília) na sua residência em Lanzarote "em consequência de uma múltipla falha orgânica, após uma prolongada doença. O escritor morreu acompanhado pela sua família, despedindo-se de uma forma serena e tranquila".

O escritor nasceu em 1922, em Azinhaga, aldeia ao sul de Portugal, numa família de camponeses, e, apesar da mudança com a família para Lisboa, com apenas dois anos, o local de nascimento seria uma marca constante ao longo da sua vida, como anunciaria em 1998, aos 76 anos, no discurso perante a Academia Sueca pela atribuição do Nobel da Literatura.

Autodidata, antes de se dedicar exclusivamente à literatura trabalhou como serralheiro, mecânico, desenhista industrial e gerente de produção numa editora. Começou a atividade literária em 1947, com o romance Terra do Pecado. Voltou a publicar livro de poemas em 1966. Atuou como crítico literário em revistas e trabalhou no Diário de Lisboa. Em 1975, tornou-se diretor-adjunto do jornal Diário de Notícias. Acuado pela ditadura de Salazar, a partir de 1976 passou a viver de seus escritos, inicialmente como tradutor, depois como autor.

Em 1980, alcança notoriedade com o livro Levantado do Chão, visto hoje como seu primeiro grande romance. Memorial do Convento confirmaria esse sucesso dois anos depois. Em 1991, publica O Evangelho Segundo Jesus Cristo, livro censurado pelo governo português - o que leva Saramago a exilar-se em Lanzarote, onde viveu até hoje.

Entre seus outros livros estão os romances O Ano da Morte de Ricardo Reis (1984), A Jangada de Pedra (1986), Todos os Nomes (1997), e O Homem Duplicado (2002); a peça teatral In Nomine Dei (1993) e os dois volumes de diários recolhidos nos Cadernos de Lanzarote (1994-7). O livro Ensaio sobre a Cegueira (1995) foi transformado em filme pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles em 2008.

Seus inegáveis méritos como romancista foram finalmente reconhecidos em 1998 com o Prêmio Nobel de Literatura, concedido por ter criado uma obra na qual "mediante parábolas sustentadas com imaginação, compaixão e ironia, nos permite continuamente captar uma realidade fugitiva".

Nos últimos anos, Saramago não deixou passar muito tempo entre um romance e outro. Era consciente de sua idade e, como disse à agência Efe em entrevista, tinha "ainda algo para dizer", e o melhor é que o dissesse "o mais rápido possível". Embora também dizia que "chegará o dia em que se acabarão as ideias, e nada iria ocorrer".

Seus romances abordam reflexões sobre alguns dos principais problemas do ser humano, fazem o leitor pensar, o estremecem e comovem. Seus personagens estão cheios de dignidade.

Saramago era filiado ao Partido Comunista Português, tornando-se um dos mais distintos militantes até à sua morte. A sua primeira biografia, do escritor também português João Marques Lopes, foi lançada neste ano. A edição brasileira de "Saramago: uma Biografia" chegou às livrarias no mês passado, com uma tiragem de 20 mil exemplares pela editora LeYa.

Segundo o autor, Saramagou chegou a pensar na hipótese de migrar para o Brasil na década de 1960. "Em cartas a Jorge de Sena e a Nathaniel da Costa datadas de 1963, Saramago considera estes tempos em que escreveu e reuniu as poesias que fariam parte de 'Os Poemas Possíveis' como desgastantes em termos emocionais e chega mesmo a ponderar a hipótese de migrar para o Brasil. Esta informação surpreendeu-me bastante, pois não fazia a mínima ideia de que o escritor chegara a ponderar a hipótese de emigrar para o Brasil e por a mesma coincidir com o período da história brasileira em que esteve mais iminente uma transformação socialista do país", disse Lopes em entrevista à Folha.com.

Após lançamento da biografia, Saramago classificou a obra como "um trabalho honesto, sério, sem especulações gratuitas". O escritor era consciente do poder que tinha a internet para divulgar qualquer ideia, e em setembro de 2008 criou um blog, intitulado "O caderno". Foi "um espaço pessoal na página infinita de internet", segundo suas palavras.

A morte o surpreendeu quando preparava um romance sobre a indústria do armamento e a ausência de greves neste setor, ou pelo menos essa era a ideia que queria desenvolver, como disse quando apresentou "Caim" em novembro de 2009.

Ajuda ao Haiti

Saramago relançou em janeiro deste ano nova edição do livro A Jangada de Pedra, que tem toda a sua renda revertida para as vítimas do terremoto no Haiti. O relançamento da obra foi resultado da campanha "Uma balsa de pedra a caminho do Haiti", que doa integralmente os 15 euros que custará o livro (na União Europeia) ao fundo de emergência da Cruz Vermelha para ajudar o Haiti.

Em nota, Saramago havia explicado que a iniciativa é da sua fundação e só foi possível graças à "pronta generosidade das entidades envolvidas na edição do livro".

segunda-feira, 14 de junho de 2010

MPE acata denuncia apresentada por Luiza

Ministério Público Estadual vai investigar a responsabilidade sobre a regularização de áreas no Parque Cecap

Com o objetivo de elevar a qualidade de vida dos moradores do Parque Cecap e regiões vizinhas, a vereadora Luiza Cordeiro protocolou junto ao Ministério Público Estadual (MPE) uma representação pedindo a investigação sobre a regularização das áreas do bairro. Em resposta a iniciativa de Luiza, o promotor de justiça Ricardo Manuel Castro, da Promotoria de Justiça Cível da Comarca de Guarulhos enviou o ofício/resposta nº. 956/2010, no qual diz aceitar a denuncia. O alvo do Inquérito Civil nº. 91/10 será a Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU).

Na resposta endereçada a Luiza, o promotor Ricardo Castro disse levar em conta uma série de fatores. “Considerando que a vereadora Luiza Cordeiro relata que a CDHU deixou de implantar áreas verdes, equipamentos públicos e espaços livres. Considerando que a representação relata que a prefeitura municipal de Guarulhos não conseguiu assumir a responsabilidade pela implantação, manutenção e recuperação das áreas públicas existentes no interior do referido conjunto habitacional. Considerando, por fim, que conforme registrado, no local onde está construído o Conjunto Habitacional Zezinho de Magalhães Prado há nascentes e área de várzea do rio Baquirivu, resolvo instaurar inquérito civil para a apuração dos fatos e de eventuais responsabilidades”, argumenta Castro.

Após obter resposta positiva para a representação enviada ao MPE, Luiza lembrou que no ano passado o Órgão já havia aberto investigação contra os trailers situados no Parque Cecap. Comentando o inquérito atual, a parlamentar declarou que além da regularização de áreas, outro fato motivou a denuncia. “Há muitos terrenos vazios na região que podem ser destinados a suprir as necessidades da população do bairro, uma delas, com urgência, é a construção de uma creche. Os espaços vazios devem ser destinados a equipamentos que melhorem a qualidade de vida” declarou.
Gutemberg Tavares
Secretaria de Comunicação
PCdoB - Guarulhos

Luiza participa de Plenária com Mercadante


Durante evento fechado a militantes o pré-candidato ao Governo de São Paulo disse que seria um prazer ter Luiza como integrante da base aliada na Assembléia Paulista.

Partidos aliados com um novo projeto político para o Estado de São Paulo, dentre eles o PCdoB, compareceram na quinta-feira passada, 10, na Plenária do PT, com o Senador Aloisio Mercadante, pré-candidato ao governo de São Paulo. A vereadora Luiza Cordeiro (PCdoB), provável candidata a deputada estadual no pleito que se avizinha, esteve ao lado de Mercadante e discursou no evento. “Seja bem vindo a Guarulhos, sabemos do bom trabalho que você realiza no Senado”, disse a parlamentar.

Durante a realização da atividade, numa casa de shows em Guarulhos, diversas lideranças municipais demonstraram apoiar a pré-candidatura de Mercadante. Sebastião Almeida, Elói Pietá, Janete Pietá, e diversos outros nomes de peso na política da cidade estiveram na Plenária. Mais cedo, em Suzano, Netinho de Paula, possível candidato ao Senado pelo PCdoB acompanhou Mercadante em visita à cidade.

O prefeito Sebastião Almeida, quando falou, disse ser fundamental a união de todos os partidos progressistas nas eleições de 2010. Só assim, segundo Almeida, São Paulo terá um governo que respeite a população de Guarulhos. Sobre a pré-candidatura de Luiza Cordeiro a deputada estadual, o chefe do Executivo municipal desejou boa sorte. “Queira Deus que Guarulhos tenha uma deputada da sua competência”. Aloisio Mercadante, na mesma linha, disse que “seria um prazer ter Luiza como integrante da base aliada na Assembléia Paulista”.

Após a fala de seus companheiros, Mercadante tomou o microfone e discursou para a militância contrária ao governo tucano que há 16 anos goza de poder no estado. “Temos de mudar está triste realidade. “A mesma panela comanda São Paulo há 27 anos e nesse período muito pouco fizeram pela população. Vejam o transporte neste estado, os tucanos sucate-aram as linhas férreas. Praticamente não existe mais transporte sobre trilhos. Se o PSDB continuar o metrô nunca chegará à Guarulhos”, declarou. Além de analisar questões relacionadas ao trânsito, Mercadante citou os demais problemas para os quais o PSDB não apresenta solução executável, como por exemplo, para a Segurança Pública, Educação, Pedágios etc.

Gutemberg Tavares
Secretaria de Comunicação
PCdoB - Guarulhos