terça-feira, 22 de novembro de 2011


PCdoB PROMOVE O 1° ENCONTRO CULTURAL "NOSSA MISTURA BRASILEIRA" EM GUARULHOS
No último dia 19 de novembro cerca de 60 pessoas foram ao anfiteatro da Casa dos Cordéis que fica na Av Torres Tibagy 90 no Gopouva
para comemorar o 1º Encontro Cultural "Nossa Mistura Brasileira", que teve como objetivo saudar o Dia da Consciência Negra.

No evento, estiveram presentes, militantes e lideranças do partido, bem como personalidades ligadas a difusão e defesa da cultura afro na cidade de Guarulhos. 
Em um ato político todos fizeram uso da palavra e puderam falar sobre a importância da luta em favor da igualdade racial.

Após o ato político os organizadores do encontro homenagearam algumas personalidades que foram: a cantora e atriz Célia Nascimento, a advogada e ex-presidente da UNEGRO Dr.Otília e  Isis Nunes(in memorian) que foi militante do PCdoB, UBM e da UNEGRO na cidade.

No encontro se apresentaram o poeta Nelson Ribeiro e a dupla de Hip Hop Rebeld e Lord Bofe que abrilhantaram o encontro.

Tal evento demonstra que o PCdoB de Guarulhos está, de fato engajado na luta em defesa da igualdade racial e agora envolvendo ainda o coletivo para esta causa.

Segundo Auriel Filho coordenador do Departamento de Cultura do PCdoB a proposta é fazer com que o Encontro Cultural "Nossa Mistura Brasileira" seja realizado anualmente, em decorrência das comemorações ao Dia da Consciência Negra."O partido vem crescendo e a quantidade de pessoas que ainda não são filiadas e que vieram prestigiar a atividade demonstra que estamos no caminho certo"frizou

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Nossa mistura brasileira

Comunistas de Guarulhos, por meio do recém criado Departamento de Cultura, preparam atividade em homenagem ao Dia da Conciência Negra.
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) se movimenta. Em Guarulhos, durante o processo de Conferência Municipal realizado em agosto, criou o Departamento Cultural. 
Sua primeira atividade acontece este mês, dia 19, às 10h, na Casa dos Cordéis, e vai celebrar o Dia da Consciência Negra. Estão previstos um ato político, roda de capoeira, música, poesia e dança afro. 
Ainda no ato, personalidades que através de seus meios de atuação contribuíram na luta pela igualdade racial serão homenageadas, todas elas mulheres - Isis Nunes, Baba Tereza, Célia Nascimento e Tereza Gama.
Uma das, se não a maior característica da cultura brasileira é a integração entre os povos oriundos das mais variadas nações, e a miscigenação das diversas etnias. Dai o nome ‘Nossa Mistura Brasileira’.
Idealizada por Auriel Filho, coordenador do Departamento Cultural do PCdoB, a atividade está sendo organizada por um amplo coletivo, envolvendo a participação de Movimentos que lutam contra o racismo. Participam ainda artistas, dirigentes e militantes do PCdoB.
Presidente da Comissão de Defesa da Igualdade Racial, a vereadora Luiza Cordeiro tem participado das reuniões preparativas para a atividade. É de sua autoria a Lei que criou em Guarulhos a ‘Semana da Capoeira’. Luiza acredita que o racismo deve ser combatido em diversas frentes, inclusive por meio das manifestações culturais.
“O racismo é emblemático em nossa sociedade. Ele está enrustido, dissimulado nas piadas e brincadeiras, se apresentando tristemente como cultura enraizada nas mais diversas camadas e setores da sociedade”, comenta a parlamentar. 
Segundo Auriel Filho, ‘Nossa Mistura Brasileira’ deve acontecer anualmente se consolidando como atividade cultural permanente em Guarulhos. “Nossa tarefa é fortalecer a discussão com os agentes culturais e artistas da cidade no debate e na defesa da cultura popular”, diz.
Ainda para Auriel Filho, a inserção do PCdoB no debate cultural é fundamental para a construção de uma política pública que contemple os anseios dos agentes culturais de Guarulhos. "O próximo passo é a criação de uma comissão com lideranças ligadas à cultura e desenvolvimento de atividades, seminários, participação em conferências e audiências públicas", finaliza.

Por Gutemberg Tavares
Comissão de Comunicação
PCdoB - Guarulhos

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Bolsistas do Prouni poderão ficar isentos do pagamento de tarifa no transporte coletivo

Em consonância com os propósitos característicos ao Programa Universidade Para Todos (Prouni), a vereadora Luiza Cordeiro apresentou à Câmara o projeto de Lei 248/11, visando Instituir na cidade de Guarulhos a isenção de tarifa no transporte coletivo para estudantes bolsista do Prouni.
Idealizado durante o governo do ex-presidente Lula, o Prouni possibilitou para centenas de milhares de brasileiros a formação em curso de nível superior.
São beneficiados, sobretudo jovens que sem as bolsas parciais ou integrais não teriam condições de arcar com os custos de uma faculdade privada.
“Para a ampla manutenção de um programa tão importante como é o Prouni, o Poder Público precisa criar as condições e viabilizar o deslocamento dos estudantes entre suas residências, muitas vezes localizadas em bairros distantes, até o estabelecimento de ensino”, comenta Luiza.
A propositura da Lei vai ao encontro das reivindicações do Movimento Estudantil e da União da Juventude Socialista (UJS).
Para Luiza Cordeiro, o Prouni dá ao jovem carente, que acaba de deixar o ensino médio em escola pública, a possibilidade de avançar em sua formação escolhendo um leque muito amplo, medicina, direito, comunicação, arquitetura, engenharia etc.
“O nosso projeto de Lei que tramita na Câmara, é um instrumento que visa apoiar estes jovens em formação acadêmica fortalecendo o Prouni”, comenta. 
Por Gutemberg Tavares
Comissão de Comunicação
PCdoB - Guarulhos