sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Nossa mistura brasileira

Comunistas de Guarulhos, por meio do recém criado Departamento de Cultura, preparam atividade em homenagem ao Dia da Conciência Negra.
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) se movimenta. Em Guarulhos, durante o processo de Conferência Municipal realizado em agosto, criou o Departamento Cultural. 
Sua primeira atividade acontece este mês, dia 19, às 10h, na Casa dos Cordéis, e vai celebrar o Dia da Consciência Negra. Estão previstos um ato político, roda de capoeira, música, poesia e dança afro. 
Ainda no ato, personalidades que através de seus meios de atuação contribuíram na luta pela igualdade racial serão homenageadas, todas elas mulheres - Isis Nunes, Baba Tereza, Célia Nascimento e Tereza Gama.
Uma das, se não a maior característica da cultura brasileira é a integração entre os povos oriundos das mais variadas nações, e a miscigenação das diversas etnias. Dai o nome ‘Nossa Mistura Brasileira’.
Idealizada por Auriel Filho, coordenador do Departamento Cultural do PCdoB, a atividade está sendo organizada por um amplo coletivo, envolvendo a participação de Movimentos que lutam contra o racismo. Participam ainda artistas, dirigentes e militantes do PCdoB.
Presidente da Comissão de Defesa da Igualdade Racial, a vereadora Luiza Cordeiro tem participado das reuniões preparativas para a atividade. É de sua autoria a Lei que criou em Guarulhos a ‘Semana da Capoeira’. Luiza acredita que o racismo deve ser combatido em diversas frentes, inclusive por meio das manifestações culturais.
“O racismo é emblemático em nossa sociedade. Ele está enrustido, dissimulado nas piadas e brincadeiras, se apresentando tristemente como cultura enraizada nas mais diversas camadas e setores da sociedade”, comenta a parlamentar. 
Segundo Auriel Filho, ‘Nossa Mistura Brasileira’ deve acontecer anualmente se consolidando como atividade cultural permanente em Guarulhos. “Nossa tarefa é fortalecer a discussão com os agentes culturais e artistas da cidade no debate e na defesa da cultura popular”, diz.
Ainda para Auriel Filho, a inserção do PCdoB no debate cultural é fundamental para a construção de uma política pública que contemple os anseios dos agentes culturais de Guarulhos. "O próximo passo é a criação de uma comissão com lideranças ligadas à cultura e desenvolvimento de atividades, seminários, participação em conferências e audiências públicas", finaliza.

Por Gutemberg Tavares
Comissão de Comunicação
PCdoB - Guarulhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário