sábado, 16 de maio de 2009

Guarulhos: Novela “Trem de Guarulhos” e “Expresso Aeroporto”
Tem Mais um Capítulo.

Com um ano de atraso, a Secretaria dos Transportes Urbanos de São Paulo informou esta semana que o edital para as construções do Expresso Aeroporto e do Trem de Guarulhos deve ser divulgado nos próximos dias, as obras estão orçadas em R$ 300 milhões e a previsão é que os trens já comecem a circular parcialmente entre 2012 e 2013, a conclusão das obras, segundo a Secretaria, deve ocorrer até 2014.

Por diversas razões, tanto o Trem de Guarulhos como o Expresso Aeroporto são aguardados com muito entusiasmo pelos Guarulhenses, a expectativa é que as obras desafoguem o trânsito da cidade, e aqueçam ainda mais a economia.
Todos os dias pela manhã, milhares de pessoas que moram em Guarulhos, mas que trabalham ou estudam em São Paulo, deixam a cidade pela Rodovia Presidente Dutra, principal via de ligação entre Guarulhos e a Capital Paulista. O excesso de veículos, automóveis, ônibus, caminhões e carretas, provoca enormes congestionamentos.

Sem contar à neste horário sempre parada via Dutra, os acessos que os Guarulhenses têm para alcançar esta via, além dos demais caminhos próximos a essas ligações, são sempre abarrotados de carros. O enorme fluxo de veículos transforma o trânsito nessas áreas, num verdadeiro calvário para os motoristas e para as pessoas que precisam se locomover de Guarulhos a São Paulo. Os paulistas que precisam vir a Guarulhos nos horários de pico, manhã e tarde, também sofrem.

As regiões que apresentam maior gravidade, Cecap e Aeroporto, são justamente conforme o projeto, as que devem abrigar as futuras estações do trem e do expresso. O acesso a Dutra pela Rodovia Helio Smith, via que corta o Aeroporto de Guarulhos, bem como os acessos que ficam próximos a região do Cecap, como a Avenida Monteiro Lobato, são os locais com maior dificuldade para a população.

Conforme matéria publicada pelo Jornal da Tarde, para a realização das obras haverá desapropriações de imóveis, os trens poderão funcionar sem operadores e os usuários serão reembolsados em caso de atraso nas viagens.

O trajeto entre o Terminal Central e o Aeroporto será feito em 20 minutos, caso haja interrupção ou atraso na prestação do serviço superior a 20 minutos, os usuários atingidos poderão escolher se querem um novo bilhete de viagem ou o reembolso do dinheiro. O intervalo médio entre os expressos foi calculado em 10 minutos, podendo chegar a 15 minutos nos horários de pico.
Por diversas características e visando a Copa do Mundo de Futebol que acontecerá no Brasil em 2014, o Expresso privilegiará os usuários do Aeroporto, o traçado que é de 28,3 quilômetros não prevê paradas em terminais adicionais. O expresso partirá de um terminal que será construído próximo e interligado a Estação da Luz e só irá parar no Aeroporto de Guarulhos. O valor da viagem custará cerca de R$ 35,00.

Já o Trem de Guarulhos beneficiará uma parcela mais abrangente da população, o traçado do trem deve seguir paralelo ao do expresso, no entanto para o trem estão previstas cinco paradas em cinco estações, e enquanto o expresso seguirá até o Aeroporto, o trem fará seu desembarque final na futura Estação Cecap, no Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães, Zona leste de Guarulhos. As obras estão orçadas em R$ 300 milhões e a tarifa para o usuário do Trem Guarulhos deve ser de R$ 2,55.

Para muitos Guarulhenses a opinião é de que por causa do tamanho do município, que é a segunda economia do Estado, e da importância do seu parque industrial, Guarulhos precisava de uma via rápida de trânsito. Mas lembram também que há cerca de 10 anos suscitou-se a possibilidade da extensão de uma das linhas do metro até o Aeroporto, mas o governo do PSDB capitaneado por Alckimin e Serra barraram esses investimentos na cidade de Guarulhos.


Gutemberg M. Tavares
Secretaria de Comunicação PCdoB Guarulhos.

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