O prefeito de Guarulhos Sebastião Almeida (PT), regulamentou através de decreto assinado na última quarta-feira a lei 5802/02 de autoria da vereadora Luiza Cordeiro (PCdoB). De acordo com o projeto todos os coletivos que circulam na cidade de Guarulhos devem ter, além do motorista, um cobrador.
O projeto idealizado pela Vereadora Luiza Cordeiro (PCdoB) que visa dentre outras coisas impedir o acumulo de função do motorista e contribuir na geração de empregos na cidade, já havia sido aprovado pela Câmara dos Vereadores em 2002, e desde então aguardava aprovação do executivo, que aconteceu por meio de decreto assinado pelo Prefeito Sebastião Almeida (PT) na última quarta-feira, 29.
Conforme matéria de Juliana de Brito Soares, publicada no jornal guarulhense Folha Metropolitana, em cerimônia ocorrida no Paço Municipal, Almeida falava a representantes de movimentos sindicais sobre as iniciativas do governo federal para combater a crise econômica, e aproveitando a oportunidade, regulamentou a lei que começou a vigorar no dia seguinte, 30 de abril.
Segundo Sebastião Almeida “a iniciativa visa agilizar o transporte, pois tira do motorista a responsabilidade de cobrar a tarifa”, além disso, prosseguiu Almeida, “é uma medida de respeito com os portadores de deficiência, que têm – tinham – de esperar o motorista terminar de fazer a cobrança para poder auxiliar os cadeirantes, por exemplo, a entrar no coletivo”. Por fim o prefeito ainda justificou que a medida também contribuirá para a geração de empregos, segundo ele, até o final de 2009 serão criados cerca de 650 novos postos de trabalho neste setor, e fazendo alusão ao 1° de Maio, Dia do Trabalhador, disse, “A melhor maneira de homenagear os trabalhadores é criar cada vez mais empregos nessa área”.
Há especulações de que os custos que as empresas terão para se adequar às exigências da nova lei serão repassados aos usuários, contudo, Luiza entende que a tarifa de ônibus na cidade, que é de R$2,50, já é suficiente para arcar com as adequações. Empresas que atuam no transporte coletivo terão prazo de 180 dias para se adaptar a nova lei.
Luiza ainda vê em seu projeto a contribuição com o meio ambiente, pois se diminui o tempo de parada e consequentemente a menor aceleração do veículo, assim emitindo menos poluentes e maior conforto ao usuário, pois ao cobrador não esta designada uma única função, além de cobrar as passagens dos usuários, este profissional deve auxiliar os passageiros, o que para um motorista-cobrador ficava impossível.
A lei 5802/02 surgiu de um grande movimento
Em junho de 2002 motoristas e cobradores das empresas de ônibus de Guarulhos e Arujá paralisaram suas atividades, no total cerca de 6 mil funcionários aderiram a greve que foi fortemente reprimida. Os trabalhadores pediam na época reajuste salarial de 9,5%, com reposição da inflação, índice calculado pelo IPC do Dieese. Além dessa exigência os grevistas pleiteavam também 5% de aumento real e a manutenção das cláusulas sociais do acordo trabalhista, como vale-alimentação de R$8,50, convênio médico e participação nos lucros.
Aderiram a paralisação funcionários de diversas empresas como, Viação Vila Galvão, Viação Guarulhos, Transguarulhense, TransDutra, Transvale e a extinta Viação Canarinho. Trabalhadores desta última, Viação Canarinho, procuraram o mandato de Luiza Cordeiro para pedir apoio político a sua causa, a partir daí a vereadora em companhia do Deputado Estadual Nivaldo Santana (PCdoB) passou a acompanhar de perto o desenrolar do movimento, e conforme anseio da classe formulou o projeto que agora, regulamentado pelo executivo, começou a vigorar.
Gutemberg Mendes Tavares
Secretaria de Comunicação
PCdoB - Guarulhos
Conforme matéria de Juliana de Brito Soares, publicada no jornal guarulhense Folha Metropolitana, em cerimônia ocorrida no Paço Municipal, Almeida falava a representantes de movimentos sindicais sobre as iniciativas do governo federal para combater a crise econômica, e aproveitando a oportunidade, regulamentou a lei que começou a vigorar no dia seguinte, 30 de abril.
Segundo Sebastião Almeida “a iniciativa visa agilizar o transporte, pois tira do motorista a responsabilidade de cobrar a tarifa”, além disso, prosseguiu Almeida, “é uma medida de respeito com os portadores de deficiência, que têm – tinham – de esperar o motorista terminar de fazer a cobrança para poder auxiliar os cadeirantes, por exemplo, a entrar no coletivo”. Por fim o prefeito ainda justificou que a medida também contribuirá para a geração de empregos, segundo ele, até o final de 2009 serão criados cerca de 650 novos postos de trabalho neste setor, e fazendo alusão ao 1° de Maio, Dia do Trabalhador, disse, “A melhor maneira de homenagear os trabalhadores é criar cada vez mais empregos nessa área”.
Há especulações de que os custos que as empresas terão para se adequar às exigências da nova lei serão repassados aos usuários, contudo, Luiza entende que a tarifa de ônibus na cidade, que é de R$2,50, já é suficiente para arcar com as adequações. Empresas que atuam no transporte coletivo terão prazo de 180 dias para se adaptar a nova lei.
Luiza ainda vê em seu projeto a contribuição com o meio ambiente, pois se diminui o tempo de parada e consequentemente a menor aceleração do veículo, assim emitindo menos poluentes e maior conforto ao usuário, pois ao cobrador não esta designada uma única função, além de cobrar as passagens dos usuários, este profissional deve auxiliar os passageiros, o que para um motorista-cobrador ficava impossível.
A lei 5802/02 surgiu de um grande movimento
Em junho de 2002 motoristas e cobradores das empresas de ônibus de Guarulhos e Arujá paralisaram suas atividades, no total cerca de 6 mil funcionários aderiram a greve que foi fortemente reprimida. Os trabalhadores pediam na época reajuste salarial de 9,5%, com reposição da inflação, índice calculado pelo IPC do Dieese. Além dessa exigência os grevistas pleiteavam também 5% de aumento real e a manutenção das cláusulas sociais do acordo trabalhista, como vale-alimentação de R$8,50, convênio médico e participação nos lucros.
Aderiram a paralisação funcionários de diversas empresas como, Viação Vila Galvão, Viação Guarulhos, Transguarulhense, TransDutra, Transvale e a extinta Viação Canarinho. Trabalhadores desta última, Viação Canarinho, procuraram o mandato de Luiza Cordeiro para pedir apoio político a sua causa, a partir daí a vereadora em companhia do Deputado Estadual Nivaldo Santana (PCdoB) passou a acompanhar de perto o desenrolar do movimento, e conforme anseio da classe formulou o projeto que agora, regulamentado pelo executivo, começou a vigorar.
Gutemberg Mendes Tavares
Secretaria de Comunicação
PCdoB - Guarulhos
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