segunda-feira, 14 de setembro de 2009


Documento de balanço da comunicação



1) O plano de trabalho construído para essa gestão no Seminário de planejamento de 2006 apontou que a comunicação havia superado alguns desafios que foram: A criação do centro de memória do PCdoB, a interlocução com a mídia da cidade, a criação do Blog e Orkut do PCdoB, Constituição de uma comissão de comunicação do partido ativa, a relação estreita com o Vermelho e a criação de um mailling com emails que hoje contém cerca de 400 filiados internautas.

2) O planejamento de comunicação de 2006 -2008 levou em conta as perspectivas futuras que pudessem permear a ação do partido no decorrer dos anos em relação as candidaturas majoritária e proporcional. Assim em 2007, no lançamento do documento ousadia fizémos um planejamento de comunicação para a campanha e proporcionamos ao coletivo participar do seminário de “Comunicação e eleição” que deu um norte na elaboração do planejamento.


3) Travamos uma batalha na cidade no qual fomos o primeiro partido a fomentar a discussão pela democratização da mídia. Discutimos com alguns setores sobre o papel dela nas eleições municipais e por fim o governo chamou a primeira conferência de comunicação que foi realizada no dia 12 de setembro de 2009.


Comunicação ativa e perspectivas


4) Prioridades da comunicação para 2009. Vários fatores contribuem para que a luta de idéias ganhe impulso neste ano com reflexos no trabalho de comunicação não só de partido, mas também das assessorias de comunicação dos mandatos do PCdoB em âmbito nacional. O PCdoB precisa fazer o esforço de falar pra mais gente dentro de nossa cidade e discutir temas importantes para a vida do povo. Com base neste contexto e perspectivas a comunicação municipal deve definir as suas proridades para 2009.


5) O partido deve continuar estruturando a frente de comunicação. Devemos neste ano que tem conferência municipal e o 12º Congresso revigorar a secretaria.

6) Devemos fazer um esforço incorporando a fração do partido nos movimentos sociais e de organismos de base que respondem pelas coordenações de comunicação e integrá-los a tarefa da secretaria. O partido por sua vez deve investir em recursos tecnológicos, materiais e humanos seguindo a lógica nacional que hoje coloca o fator da estruturação das secretarias de comunicação em todo brasil como um dos pontos principais na estrutura partidária.


7) Luta pela democratização das comunicações. Neste ano precisamente em dezembro teremos a Conferência Nacional de Comunicação e o PCdoB defende a luta contra a ditadura midiática e pelo controle social desses instrumentos. O partido deve jogar um papel ativo neste processo, mobilizando a sua militância e participando de fóruns estaduais para debater sobre a democratização das comunicações.


Propostas para o futuro da comunicação do PCdoB

1) Participar de todas as ações de comunicação direcionadas pelo Comitê Central

2) Estruturação do trabalho de comunicação do partido permanentemente

3) Perseguir a publicação do Alerta Guarulhos impresso

4) Criar o site do PCdoB, e manter o blog de notícias com colunistas do partido e simpatizantes.

5) Buscar atingir o máximo dos nossos filiados com ações como : maillings, orkut, blog, site e publicidade na mídia de Guarulhos.

6) Elaborar um planejamento de comunicação visando a campanha 2010.

7) Criar elo permanentemente com a Secretaria Estadual de Comunicação, inclusive direcionando membros da comunicação municipal para desempenhar tarefas em São Paulo.

8)Continuar com a interlocução com a mídia da cidade e debatendo pontos a cerca da comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário