segunda-feira, 3 de maio de 2010

Federação Democrática Internacional da Mulher comemora o dia 1º de maio

Companheiras,
Neste 1° de maio, o mundo comemora o Dia Internacional do Trabalho, um dos direitos fundamentais do ser humano.

Essa data comemorada com manifestações em todas as partes do mundo acontece em um período de grave crise financeira provocada pelos países centrais por sua ganância desmedida. Com a crise, a presença das mulheres no mercado de trabalho sofre retrocesso importante. Apesar de a participação feminina ter crescido substancialmente no último século, em muitas regiões ainda não podemos comemorar as conquistas e os avanços alcançados em outros países e com a crise a situação se agravou ainda mais. Ademais, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho demonstram que as mulheres, mesmo com mais qualificação e mais escolaridade, continuam a ter remuneração cerca de 30% inferior a dos homens.

Além da questão da igualdade salarial, as profissionais que vencem essa barreira acabam sempre se deparando com um velho dilema: maternidade x carreira profissional.
As mulheres enfrentam também adversidades relacionadas ao assédio sexual e moral. E em tempos de crise econômica, são as mais afetadas, exatamente pela cultura e o perfil discriminatório que ainda marca o cenário mundial do trabalho.

Os poucos dados existentes a nível mundial, contudo, sobre a presença da mulher no mercado do trabalho, as características dessas mulheres, as condições em que trabalham, ainda é um empecilho para a ampliação da consciência sobre a necessidade de novas e melhores iniciativas para a inserção plena da mulher no mercado de trabalho visando a sua emancipação.
A FDIM se soma nessa data a todos e todas trabalhadores, as centrais sindicais, sindicatos, federações e confederações de trabalhadores que no mundo todo lutam por salários dignos para homens e mulheres com igualdade de direitos, soberania, independência e paz justa. A luta pelo fim às agressões ao povo de Cuba e da Palestina. A unidade de nossa luta e de nossas ações permitirão que avancem as conquistas das mulheres em todo mundo, com a criação de condições igualitárias de acesso ao mercado de trabalho, independente do gênero, cor ou raça.

VIVA O 1º DE MAIO!
VIVA OS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO MUNDO TODO!


Federação Democrática Internacional de Mulheres

Nenhum comentário:

Postar um comentário