Em evento realizado pela Universidade de Guarulhos (UNG), a vereadora Luiza Cordeiro falou em nome do partido representando Renato Rabelo, presidente Nacional do PCdoB
Na tentativa de possibilitar aos partidos representantes da política nacional a exposição de suas idéias, bem como estimular o debate democrático, crítico e o espírito cívico na sociedade, a Universidade de Guarulhos (UNG) está promovendo ao longo deste e do próximo mês, o 1º Ideário Político Partidário Nacional. No sábado, dia 15, foi a vez do PCdoB, PSDB, PTC, PSC e PSB apresentarem seus propósitos, objetivos e viés ideológico.
Membro da direção Estadual do PCdoB, a vereadora Luiza Cordeiro falou em nome do Partido Comunista do Brasil representando Renato Rabelo, presidente do Diretório Nacional. Já em sua primeira intervenção, explicando os ciclos históricos da evolução da sociedade, e valendo-se de argumentos nada triviais, a parlamentar demonstrou o diferencial dos comunistas e elevou o patamar do debate. “Para se conhecer verdadeiramente um partido político é necessário antes saber sob qual ótica ele analisa a sociedade. Para nós, a evolução se dá através de ciclos históricos e a política é uma ciência”, disse.
Dando seqüência a seu raciocínio Luiza citou a Revolução Russa de 1917. Sem deixar de observar alguns erros cometidos, lembrou que em poucas décadas a Rússia evoluiu de uma situação de miséria e se tornou uma potência capaz de fazer frente ao imperialismo norte americano, – em detalhes também foi explicada a formação da União das Repúblicas Soviéticas Socialistas e sua posterior dissolução. Continuando na construção de sua argumentação Luiza chegou a 1922, ano da fundação do PCdoB. A partir daí citou diversos acontecimentos políticos nos quais o partido esteve presente, por exemplo, na luta empregada contra a ditadura militar.
Para uma platéia de aproximadamente 100 pessoas, na maioria estudantes do curso de Direito, Luiza esclareceu que a política e ideologia do PCdoB estão fundamentadas na teoria de Karl Marx e Friedrich Engel. Metodicamente esclareceu a lógica capitalista e seu conceito de mais-valia, um dos principais fatores geradores das mazelas sociais – divisão da sociedade entre ricos e pobres.
No encerrar do debate Luiza discorreu sobre o objetivo do PCdoB, que é transformar o Brasil numa nação socialista, de forma que a sociedade seja mais justa e igualitária. Ao responder questões sobre a educação, privatização, inclusão de deficientes físicos, participação do Estado na economia e até sobre o projeto Ficha Limpa a comunista explanou sua visão socialista citando os avanços conquistados e as contradições ainda existentes. “É necessário manter a unidade entre as forças progressistas para que a sociedade atinja um novo marco civilizatório”, encerrou.
Na saída do evento, após conceder entrevista a jornalistas da agência de comunicação da universidade, a postura e a forma conceitual com a qual Luiza apresentou o PCdoB foi elogiada. A imprensa local também destacou a participação do partido no evento.
Por Gutemberg M. Tavares
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário