quarta-feira, 26 de maio de 2010


O PAI DA MENTIRA. Afaste de mim esse cálice...

Por Auriel Filho

Parece até uma doença psíquica se auto intitular o pai da verdade “a verdade sempre me acompanhou”... ou mesmo”Deus é que limpou a minha consciência”. São textos esquizofrênicos ou no mínimo textos de alguém que tem a Síndrome de Narciso aquele que se achava perfeito e belo.

Bom, entrei com esse pequeno texto porque nesse exato momento li no Diário de Guarulhos, alguém dizendo que toda a verdade lhe pertence e que o outro lado não tem nenhuma chance de se apossar dela. Então resolvi escrever sobre alguém que estudou a fundo a verdade e me deparei com algumas questões.
Quando alguém diz que fala a verdade e coloca na entrelinhas que ela não pode ser questionada, isso demonstra um caráter ditador. E quando você diz que tem a certeza que a prefeitura me pertence por direito, isso demonstra um pensamento elitizado. Então gente como você não pode governar para o povo!

Essa é a conclusão. Quem se auto intitula o pai da verdade, quer dizer que é Deus. Foi tão difícil para a sociedade brasileira passar por um período de ditadura, onde militares se diziam acima do bem e do mal e agora em plena democracia vamos escutar isso de alguém que se diz temente a Deus e quer governar uma cidade? Será que ele teme a Deus ou Deus é que deve temê-lo?

Ainda em certos trechos do texto ”sobre verdades, democracia e trabalho”, devo dizer que o homem é imperfeito, muitos no decorrer de sua vida conseguem lapidar aspectos de sua personalidade, mas essa tarefa só será resolvida com muito empenho, educação, humildade e muita... mais muita terapia.

Ainda na sua cruzada pela verdade o DOM QUIXOTE do leste Europeu, diz ainda que a nossa cidade de Guarulhos não é maravilhosa e só será, quando ele se apossar dela. Será que ele está dizendo que as pessoas que aqui habitam só serão maravilhosas quando ele governar?

Em tempos de verdade é preciso dizer à população que “A verdade”, me parece um mote que será utilizado na campanha eleitoral em 2010, onde o DOM QUIXOTE se colocará como o salvador da pátria e como contra ponto, além de querer uma polarização entre PSDB e PT na cidade. Na verdade, ou a bem da verdade, a população saberá na hora exata discernir o que é verdade e o que é mentira- e decidirá se afasta ou não esse cálice.

Auriel Filho é Psicólogo




Nenhum comentário:

Postar um comentário