sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Cerca de mil professores participam de atividade com Mercadante


Vereadora e candidata a deputada estadual, LUIZA CORDEIRO participou do debate

Cerca de 1000 professores da rede pública de ensino participaram neste sábado, 07, no Palácio do Trabalhador, em São Paulo, de uma plenária com o senador e candidato a governador de São Paulo Aloisio Mercadante. Professora, vereadora e candidata a deputada estadual, LUIZA CORDEIRO marcou presença na atividade.

O tema do encontro, que também teve a presença do ministro da Educação Fernando Haddad, foi a criação de uma nova política de Educação para estado, que nos últimos 16 anos é administrado pelo PSDB. “Precisamos mudar essa conjuntura, pois o governo que aí está mostrou-se incompetente no trato com a educação” diz LUIZA CORDEIRO.

Em entrevista após o encontro, Luiza disse ter ficado emocionada. “Fazia tempo que eu não me sentia esperançosa com relação às novas perspectivas para a educação em São Paulo”, declarou. “Deixar de fazer campanha, esquecer minha agenda e ficar o dia inteiro mergulhada junto com os nossos colegas professores: para mim foi um benefício enorme. Me trouxe de volta o sentimento alvissareiro para a construção de uma política educacional que se ajuste às necessidades do nosso estado”, completou.

Durante a atividade, conta LUIZA CORDEIRO, Mercadante declarou que a construção mais importante num estado é a que leva em conta os valores de cidadania, “a escola é um elemento que está inserido dentro de uma realidade sócio econômica” disse. Num outro trecho o candidato a governador chamou a atenção para a construção de uma escola cujo valor é o conhecimento, em seguida citou uma terceira premissa, apontando que a solução para o problema da humanidade passa pelo conhecimento. “Numa sociedade como a nossa, cuja linha entre a barbárie e a civilização é muito tênue, foi muito bom ver que Aloisio Mercadante está disposto a buscar uma solução debatendo com os profissionais da Educação”, afirmou Luiza.

Continuando a comentar o seminário LUIZA CORDEIRO disse que Aloisio construiu seu raciocínio através de referências históricas e fez uma menção emocionante ao educador Paulo Freire. Mercadante trouxe à luz a prioridade que a União Européia dispensa à educação com relação à produção de conhecimento científico e tecnológico. “Uma nação que não se propõe a fortalecer sua produção científica e tecnológica enfrenta diversas dificuldades em seu desenvolvimento”, argumenta.

Na atividade LUIZA CORDEIRO participou de grupo de debate que discutiu a formação do professor e o plano de carreira. Em Guarulhos, como vereadora, Luiza é autora da lei que cria o serviço Social da Educação sancionado pelo ex-prefeito Elói Pietá. “Defendo, além do serviço social, que as escolas tenham apoio de psicólogos e de fonoaudiólogos. Países com menos recursos, como Cuba, tem essa preocupação. Muitas vezes nós professores percebemos que nossos alunos têm alguma defasagem no aprendizado que está imbricada num problema sócio econômico ou num problema psicossocial que essa criança está vivendo. Infelizmente nós não temos para onde encaminhar esses casos. Mercadante mostrou-se sensibilizado com este problema que alunos e professores enfrentam em São Paulo”, encerrou.

Gutemberg Tavares
Comissão de Comunicação
PCdoB - Guarulhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário