terça-feira, 17 de novembro de 2009


VIRADA CULTURAL GUARULHENSE
“A grande virada é um programa municipal de cultura”


Recentemente na audiência pública de cultura o Secretário da pasta Hélio Arantes disse sobre a intenção de copiar a virada cultural de São Paulo, fazendo uma virada guarulhense, acho que ações culturais são bem vindas, mas é preciso também uma logística que envolva todos os setores da administração pública, privada, sociedade civil e os fazedores de cultura, para que essa virada aconteça com poucos problemas, já que é uma atividade de ação complexa.


Não obstante que essa virada não seja igual ao do Kassab, pelo menos neste ano presenciei muitas cenas de guerra no centro de São Paulo, principalmente no centro velho. Havia mais anarquia, bebedeira, droga a vontade e prostituição correndo solta aos olhos de todos, inclusive da polícia, além disso, o contingente da guarda civil e da polícia militar era insuficiente para conter o vandalismo e a depredação do patrimônio público e privado.


Se realmente isso vier a acontecer em nossa cidade que o governo realize uma reunião ampla com todos os interessados para que se planeje a virada cultural guarulhense, para que excessos sejam contidos com mais diálogo e ações de cunho educativo e não basta simplesmente distribuir as atividades em locais e está tudo certo.


Vejo, porém que quem organizar esse evento deve não errar como fez a prefeitura da capital, primeiramente colocou muito próximo do centro atividades onde diversas tribos rivais poderiam se encontrar e travar um confronto. Na segurança a guarda e a polícia militar não ficaram em lugares estratégicos, além disso, lugares que sempre foram perigosos para a população paulista tinham menos contingentes e vimos muitos assaltos, além de traficantes vendendo drogas como se vende balas para crianças.

Descentralizar as ações a meu ver só é bom, quando isso ocorre sem segregação urbana e a prefeitura errou feio quando pensou porque o local é periférico tem que ter apenas samba, rap e hip hop e forró. Na periferia também tem publico que gosta de orquestra, musica clássica, teatro e outras artes.
Mais o que é primordial para que a nossa cidade entre definitivamente no mapa cultural do país são ações que não sejam paliativas como essa virada cultural, é preciso de um programa municipal de cultura, além disso, já estamos discutindo há muito tempo sobre a possibilidade de uma feira literária na cidade, 1ª mostra de cinema feito pelos cineastas guarulhenses, biblioteca infantil, museu e uma ação participativa pela cultura, aonde a secretaria vai às regiões da cidade e perguntará aos interessados que ações de cultura a cidade precisa para esses novos tempos.


Núcleo Popular de Cultura

Um comentário:

  1. Gostaria de ver Racionais Mc's em Bonsucesso - Guarulhos!!!

    ResponderExcluir