Comitê Municipal de Guarulhos realiza Curso de Formação
O objetivo é fortalecer e preparar a militância, de modo que suas intervenções nas lutas sejam embasadas teoricamente. Iniciado na segunda-feira, 08, este primeiro curso está dividido em três partes.
Na primeira aula, a Secretária de Formação Adélia Marcondes, responsável pela aplicação do conteúdo, fez uma construção histórica da evolução humana: do macaco ao homem que conhecemos hoje.
Na seqüência, discorreu sobre os modos de produção na sociedade primitiva, caracterizado pela cooperação e não produção de excedente. Continuando, explicou o modo de produção Feudal, período no qual não havia mobilidade social e os trabalhadores viviam presos a terra, servindo a um “senhor feudal”.
Explicados os períodos mais longínquos, Adélia detalhou a passagem do período Feudal para o Estado Burguês e a influência da Revolução Francesa, ocorrida em 1789, para o estabelecimento do capitalismo, onde surgiu o trabalho alienado e remunerado. “Passando por várias fases, a característica central do modo de produção capitalista é o trabalho não pago, de onde se extrai a mais-valia”, trecho retirado do material entregue aos alunos.
O modo de produção socialista abrirá a segunda aula do curso, marcada para o próximo dia 22 de fevereiro, no entanto, mesmo sem subsídios para um contraponto, os alunos tomaram ciência das contradições existentes no sistema capitalista. “Deu para perceber que se agirmos coletivamente poderemos melhorar nossa realidade”, disse Maria Luiza, 41 anos, que pela primeira vez tomou contato com ideias socialistas.
Ainda durante a primeira aula, foram distribuídos para os alunos envelopes com o material didático do curso, do qual constam clássicos como o Manifesto Comunista, escrito em por Karl Marx e Friedrich Engels, e o ensaio “Sobre o Papel do Trabalho na Transformação do Homem em Macaco” cujo autor é Engels. Textos sobre a Comuna de Paris e os Modos de Produção Primitivo, Feudal e Capitalista também constam do material.
Assim como a Secretaria de Formação, a de Organização também está coordenando o curso iniciado esta semana. Segundo Márcio Lopes, Secretário de Organização, no planejamento do Comitê Municipal de Guarulhos para 2010 estão previstos a realização de diversos outros cursos. “Quem não se forma se deforma. Precisamos fortalecer cada vez mais nossa militância”, enfatizou Marcio Lopes.
Por Gutemberg M. Tavares - Secretaria de Comunicação PC do B Guarulhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário