quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
Luiza participa de debate sobre enchentes
Idealizado pelos vereadores Jamil Murad e Netinho de Paula, ambos do PC do B, evento aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo
Com a temática “Enchentes: causas e soluções” a Câmara Municipal de São Paulo foi palco, ontem, dia 10, de um debate organizado pelos vereadores comunistas Jamil Murad e Netinho de Paula. Além dos parlamentares, compuseram a mesa: Odete Seabra, Mestra do Departamento de Geografia da USP; Delmar Mates, Geólogo; Murilo Celso de Campos, Presidente do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo e Sérgio Gonçalves, Secretario Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades. Luiza Cordeiro acompanhou o evento.
Representando o governo Federal Sérgio Gonçalves informou que por meio do “PAC Saneamento”, somente o estado de São Paulo receberá R$ 8 bilhões que deverão ser investidos em drenagem e por tanto, contribuir na solução para as enchentes, em especial na região metropolitana na qual está incluso o município de Guarulhos.
Luiza Cordeiro, em sua intervenção, dividiu com os colegas de São Paulo os problemas que vêm acontecendo em Guarulhos, principalmente a situação das famílias que moram no bairro Cidade Satélite, as margens do Rio Baquirivu. Ainda durante sua fala, Luiza reforçou a ideia de se formar um grupo de trabalho que envolva representantes de todas as cidades da região metropolitana, para tratar sobre a questão.
Uma das soluções para o problema das enchentes - há longo prazo -, sugeridas durante o debate, foi a de que os municípios concedam incentivos fiscais aos cidadãos que utilizem materiais e projetos sustentáveis na construção de suas moradias.
Na Câmara de Guarulhos o projeto IPTU Verde, cuja autora é Luiza Cordeiro, está esperando para ser votado. Caso seja aprovado, o munícipe que ao construir sua casa utilizar técnicas e materiais ecologicamente corretos deverá receber descontos no IPTU.
Ainda durante o debate, Luiza lembrou que obras retificadoras na montante do Rio Baquirivu em Arujá, contribuem para a ocorrência e o agravamento das enchentes em Guarulhos. “O governo estadual age com irresponsabilidade ao financiar a canalização do rio Baquirivu em sua montante em Arujá”, disse.
Comunicação -PCdoB
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário