" Objetivo do Selo Ambiental é reconhecer e estimular ações em prol do meio ambiente", diz a vereadora Luiza Cordeiro, idealizadora do evento.
A 7ª edição do Selo Ambiental, realizada sob a locução do jornalista Augusto Pinheiro, no último dia 23, no Teatro Adamastor, demonstrou que o debate sobre a necessidade de se preservar e recuperar o meio ambiente ganha cada vez mais espaço na sociedade. Entre as exposições e oficinas realizadas à tarde, e a cerimônia de premiação ocorrida à noite, passaram pelo local cerca de 2.000 pessoas.
A vereadora Luiza Cordeiro, idealizadora da atividade e presidente da Comissão Permanente de Defesa do Meio Ambiente e Qualidade de Vida da Câmara, disse que o sucesso do Selo Ambiental é explicado por seu espírito, “que é o de reconhecer e estimular as ações das pessoas, que em seus meios de atuação, contribuem para a recuperação e preservação do meio ambiente”.
O vereador Alan Neto (PSC), presidente do Legislativo, abriu a cerimônia de entrega dos troféus e na seqüência transferiu à presidência dos trabalhos à vereadora Luiza Cordeiro. “Estamos todos reunidos aqui, primeiramente graças a Deus, depois graças ao trabalho da vereadora Luiza”, disse. Em seguida, o secretário Geral da Comissão Organizadora do Selo Ambiental, Paulo Peixoto, declarou ter sido uma honra participar da organização da atividade e chamou a Comissão de “família ambiental”. Alexandre Kise, secretário Municipal do Meio Ambiente, fazendo menção às palavras a pouco proferidas por Luiza, disse que ser secretário numa Pasta que tem um corpo técnico dos melhores do Brasil é tarefa fácil. Prosseguindo elogiou o trabalho de Luiza e declarou que “o Selo Ambiental é mais que a entrega de troféus, é uma mudança de conceito, pois fortalece o debate ambiental”.
Também presente na cerimônia, o prefeito Sebastião Almeida usou a palavra e elogiou o trabalho do Legislativo dizendo que o Selo Ambiental é uma prova de que os vereadores de Guarulhos trabalham pela melhoria da cidade. “Para estragar o meio ambiente é fácil, recupera-lo é tarefa difícil. O meio ambiente precisa da ajuda do poder público e de toda a sociedade”, disse o chefe do Executivo, que em seguida reconheceu o empenho de Luiza na luta ambiental. “Luiza tem sido uma batalhadora nessa luta. É bom termos pessoas assim, quem ganha é a sociedade”, encerrou.
Luiza Cordeiro, em sua intervenção, fez um discurso emocionado em defesa do meio ambiente e de valores éticos, o que arrancou sonoras manifestações positivas. Agradeceu a presença de todas as autoridades, do público que lotava as galerias do Teatro e das pessoas que apresentaram projetos à Comissão. “O Selo Ambiental dá certo porque crianças, jovens, mulheres, homens, pessoas públicas, empresários etc., têm atuado pela conservação e proteção do meio ambiente. Isso nos faz acreditar que a sociedade está revertendo a lógica do lucro financeiro e da ganância. Prova disso é o trabalho voluntário realizado por todos aqueles que se evolveram no projeto, principalmente os membros da Comissão organizadora do Selo Ambiental”, argumentou.
Márcio Lopes representando o deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB), Rogério Chiata presidente do PCdoB-Guarulhos, e os vereadores Alencar Santana e Marisa de Sá (PT), Guti (PMDB), Eduardo Kamei (PSDB), Gileno (PSL), e Edmilson Americano (PHS) marcaram presença na cerimônia – Marlen Pelicioli (PPS), vereadora em Bento Gonçalves – Rio Grande do Sul, veio à Guarulhos e acompanhou a Solenidade.
Gutemberg Tavares
Comissão de Comunicação
PCdoB - Guarulhos