quinta-feira, 8 de julho de 2010

Cordel vai à escola


Inaugurando o mês de julho, espaço Ecocâmara recebe sua segunda exposição

Idealizado pela vereadora Luiza Cordeiro, o Espaço Ecocâmara, localizado nas dependências da Câmara Municipal de Guarulhos, cede espaço no mês de julho para a exposição “Cordel Vai à Escola” - segunda amostra a ocupar o espaço desde sua inauguração, ocorrida no passado mês de junho.

Com a presença de diversos nomes da cultura guarulhense, Luiza Cordeiro quebrou o protocolo e fez às vezes do cerimonial da Casa, abrindo a cerimônia de inauguração da exposição na terça-feira, 6, com rimas e bom humor.

No ato que mais pareceu um sarau do que uma abertura de evento, todos os presentes puderam usar a palavra. Alguns recitaram poemas e poesias, outros apenas parabenisaram a iniciativa dos organizadores da exposição. Num dos pontos altos da cerimônia, à vereadora Luiza Cordeiro revelou seu lado poético e recitou o poema “Sete Quedas”, composto em 1983.

O jornalista e poeta Castelo Hanssen, presidente da Academia Guarulhense de Letras, enalteceu a iniciativa da Câmara em ceder espaço à cultura. “É muito importante termos em Guarulhos um local como este, ligado ao meio ambiente e a arte. A atual exposição, de cordéis, resgata a cultura brasileira oriunda do nordeste. Todos merecem os parabéns: Luiza Cordeiro por ser a idealizadora do espaço; a câmara, na pessoa do presidente Alan Neto por ceder a infraestrutura; a professora Telma Vinhas e seus alunos do colégio João Álvares Siqueira Bueno por terem produzido muitas das obras” disse Hanssen, que completou lembrando que a secretaria de Cultura também ajudou cedendo alguns expositores.

Telma Vinhas, professora e uma das pessoas responsáveis pelas obras abertas ao público, declarou que a exposição é fruto de um projeto em parceria com a Casa dos Cordéis. Sobre o viés sustentável existente nas peças apresentadas, Vinhas disse que muitas delas foram confeccionadas com materiais recicláveis, como papel, plástico e roupas usadas. “A exposição gira inteira em torno da arte popular, com a particularidade de ser sustentável”, declarou.

Escritor da Academia Guarulhense de Letras, o poeta Orlando Del Fênix ao recitar o poema “Mensagem Otimista” prendeu a atenção de todos e arrancou um sonoro aplauso. Bosco Maciel, idealizador da Casa dos Cordéis, disse que quem ganha com a iniciativa de todos que contribuíram com a exposição é a cultura. Tadeu Almeida, administrativo da Câmara, e Diva Camargo, funcionária do Legislativo há 25 anos, participaram da cerimônia e enalteceram a iniciativa.

Ainda durante a abertura da exposição, a vereadora Luiza Cordeiro declarou que o Cordel tem uma profunda ligação com o município de Guarulhos, uma cidade em grande parte nordestina. “Além de resgatar a cultura de raiz nordestina, os trabalhos expostos aqui têm uma ligação com a preservação do meio ambiente”, disse.


Gutemberg Tavares
Comissão de Comunicação
PCdoB - Guarulhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário