terça-feira, 6 de julho de 2010

Comissão realiza vistoria no zoológico


Vereadora Luiza Cordeiro e vereador Paulo Sérigo conferiram a segurança no local.
Com o objetivo de verificar a infraestrutura e as condições nas quais os animais vivem no Zoológico de Guarulhos, a vereadora Luiza Cordeiro e seu colega Paulo Sérgio (PV) realizaram nesta quinta-feira, 01, uma vistoria no local. O biólogo Fábio Moreira, chefe da Divisão de Conservação da Biodiversidade e o diretor do departamento de relações do meio ambiente Fábio Vieira receberam os parlamentares.

Para aumentar a segurança no zoológico, tendo em vista que recentemente duas Araras Azuis foram roubadas e outros animais como o Cachorro do Mato e a Ema sofreram agressões, Luiza disse acreditar que homens da Guarda Civil Ambiental deveriam guardar o local. “Para tratar dessa questão, mais que uma formação como têm os agentes de segurança, é necessário ter envolvimento com a causa, pois a tarefa de cuidar de animais envolve o sentimento”, declarou.

Ao questionar como seria a relação da administração do zoológico com a secretaria Municipal de Segurança, Luiza obteve a resposta de que ela é harmoniosa. “Prova disso é instalação de uma base da Guarda Civil Municipal aqui dentro”, disse Fábio Vieira, que na seqüência completou dizendo que os responsáveis pelo zôo não têm controle sobre as ações da GCM e que apesar da boa relação, a segurança é um problema para o Zoológico de Guarulhos. “Um passo importante está começando a ser dado, além de melhorar a iluminação no local, logo deveremos ter um sistema de monitoramento de imagens por câmeras”, argumentou Vieira.

Para obter maiores detalhes sobre os crimes e maus tratos praticados contra alguns animais abrigados no zoológico, Luiza deve se reunir na próxima quinta-feira, 08, com a secretaria Municipal de Segurança Pública e com a secretaria de Meio Ambiente. Além disso, a parlamentar deve expedir um requerimento para saber se durante as noites em que ocorreram os crimes, guardas da GCM faziam à segurança do ambiente. A distância entre o posto interno da GCM e o local de onde foram roubadas as Araras Azuis é de aproximadamente 150 metros.

A morte de 4 filhotes de leão, ocorrida há cerca de um mês, também foi assunto tratado pela comissão formada pelos vereadores Paulo Sérgio e Luiza Cordeiro. Em resposta aos questionamentos de Luiza, o diretor ambiental Fábio Vieira qualificou o fato como uma triste fatalidade. No trajeto percorrido durante a vistoria, tanto Luiza Cordeiro como seu colega Paulo Sérgio passaram pelo recinto onde ficam abrigados os leões, e verificaram que Maia, a leoa que passou por uma cirurgia para a extração de seus filhotes, está se recuperando bem.


Gutemberg Tavares
Comissão de Comunicação
PCdoB - Guarulhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário