terça-feira, 13 de julho de 2010

Em reunião Luiza Cordeiro trata sobre a situação do Zoo Guarulhos


Meio Ambiente, Segurança Pública e Comissão da Câmara, presidida por Luiza Cordeiro discutem melhorias

Para tratar sobre melhorias na infraestrutura e segurança do Zoológico de Guarulhos, a Comissão de Defesa do Meio Ambiente e Qualidade de Vida da Câmara, presidida pela vereadora Luiza Cordeiro, recebeu no Legislativo para uma reunião nesta sexta-feira, 8, o secretário de Meio Ambiente Alexandre Kise, Fábio Vieira biólogo e um dos responsáveis pela administração do Zôo e o Comandante da Guarda Civil Municipal, coronel Luiz Carlos Barreto.

Recentemente, a morte de quatro filhotes de leão e o furto de duas araras azuis colocaram o Zoo de Guarulhos nas manchetes dos jornais de maneira negativa. Ao tocar nestes assuntos, o secretário Kise solicitou à imprensa que poupe os funcionários de críticas e as direcionem a ele, que é o verdadeiro responsável. “Os funcionários e os técnicos que trabalham ali desempenham suas funções com amor. Não houve omissão de nenhum funcionário em momento algum. Não podemos tratar os trabalhadores como os vilões dos problemas que aconteceram”, argumentou.

Prosseguindo em suas argumentações, Kise disse que algumas medidas já estão sendo adotadas para reforçar a segurança no local, dentre elas está à instalação de doze câmeras de vigilância que irão monitorar as áreas do Zoo. Kise ainda informou que a iluminação do local está sendo reforçada e que obras visando aumentar os muros do terreno onde o equipamento está instalado terão início imediato. “Nosso objetivo é estar sempre melhorando. Infelizmente os ladrões muitas vezes estão um passo a nossa frente”, concluiu.

Coronel Barreto, falando exclusivamente sobre a segurança do local, informou que três homens da Guarda Civil Municipal Ambiental, um divisão especial da GCM, foram designados para fazer a guarda do Zoo todos os dias, das 22h às 5h. “Agora, além dos dois guardas que já cuidavam do local durante as noites, mais três homens estão reforçando a vigilância do zoológico” disse o comandante da GCM que completou afirmando que a implementação de câmeras também dificultará a ocorrência de crimes. O biólogo Fábio Vieira ainda disse que logo o zoológico terá um sistema de alarme em todas as suas dependências.

Possuindo informações recolhidas nas duas recentes visitas realizadas ao zoológico, Luiza iniciou sua parte na reunião dizendo que sua impressão nestas ocasiões foi a mesma da população que vê o equipamento como bom e bem cuidado. Em seguida ponderou afirmando que apesar do esforço existem alguns pontos frágeis. “Nós, vereadores, precisamos alertar e contribuir na melhoria do Zoo”, disse.

Dando continuidade a sua fala, a parlamentar conhecida dentre outras coisas pela dedicação a preservação do meio ambiente indagou os responsáveis pela administração do Zoo sobre os procedimentos adotados quando acontecem furtos de animais. Em resposta, Alexandre Kise passou às suas mãos uma série de relatórios anuais com todas as ocorrências registradas, desde furtos até a morte de animais.

Já ao fim dos trabalhos Luiza fez uma série de sugestões para que a estrutura e a segurança do Zoo sejam aperfeiçoadas. Para a vereadora a Base da GCM existente no local precisa de mais estrutura. “Animais de espécies raras precisam ser colocados mais próximos à base da GCM, os visitantes do Zoo precisam de orientação para que não passem do limite no trato com os animais e os estressem mais que o suportável. Neste sentido poderia haver um trabalho com estagiários para a orientação dos visitantes e até mesmo um trabalho de preparo dos professores e monitores que levam crianças aos Zoo”, finalizou.

Gutemberg Tavares
Comissão de Comunicação
PCdoB - Guarulhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário