terça-feira, 30 de março de 2010

EXECUTIVO DE GUARULHOS SANCIONA PROJETO DA VEREADORA LUIZA CORDEIRO

Conforme publicado no Diário Oficial do Município, na edição do dia 30 de março, o prefeito Sebastião Almeida sancionou a lei de autoria da vereadora Luiza Cordeiro,
que cria em Guarulhos a “Semana de Orientação e Prevenção da Gravidez na Adolescência.”

Pelo texto do projeto, o Executivo Municipal poderá celebrar convênios com órgãos e instituições públicas ou privadas de ensino superior e técnico, visando à realização, na semana temática, de palestras, exposições e debates abertos sobre o assunto.
As discussões deverão abordar temas como os riscos, responsabilidades e conseqüências sociais, civis e criminais. Como justificativa a proposta, Luiza Cordeiro apresentou estatísticas do Ministério da Saúde, que apontam que 30% de todos os bebês que nascem anualmente no Brasil são de mães adolescentes. “É certo que se faz necessário um programa de orientação e prevenção da gravidez na adolescência, tendo a finalidade de reduzir tais situações, evitando-se, por exemplo, que adolescentes deixem a escola vindo a trabalhar em subempregos para manter seus filhos”, argumenta a vereadora.

Ainda comentando à propositura que agora é lei, Luiza chama à atenção para outro problema que uma gravidez precoce pode trazer: “em situação de desespero muitas adolescentes procuram o procedimento de aborto em clinicas clandestinas, ou a ingestão maciça de remédios, o que coloca suas vidas em risco. Nestes casos é necessário que o poder público de amparo. Prevenção e orientação ainda são os melhores caminhos”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário