sexta-feira, 5 de março de 2010

Início da caminhada do PCdoB em Guarulhos


Em Guarulhos o partido completa 32 anos de existência, em 1978 foi o inicio das nossas atividades

Primeiro período: ate 1985
O ponto de partida do PCdoB de Guarulhos foi no inicio da década de 1970. Nesse tempo havia em Guarulhos um núcleo partidário que juntamente com outras cidades formavam o zonal do então diretório regional de São Paulo. Em função da ditadura militar, o partido tinha vida clandestina e por conseqüência, suas reuniões e encontros eram realizados com reduzíssimo numero de pessoas e sob esquema de segurança para evitar prisões e garantir a continuidade da organização. A atuação principal do nosso partido nesta cidade se deu na esfera sindical dos professores. A APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), á nível de estado havia sido ganho por forças de esquerda no qual fazia parte uma corrente do PCdoB. Em Guarulhos, acabamos com as forças organizando a sub sede e o movimento ficou naquele tempo sendo dirigido pela nossa corrente. Em 1979, dirigimos na cidade, a primeira greve desta categoria e entre 1980 e 1983 éramos maioria absoluta no Conselho de Representantes da sub sede. Nessa época não se poderia ter sede com o nome do partido. Mas como havia o Jornal Tribuna operária, órgão de massas editado pelo comitê central, foi alugado uma sala na Av. Brigadeiro Faria Lima para trabalhar com o jornal, mas na verdade ela servia como aparelho do partido. O jornal Tribuna Operária trazia análise e opiniões a respeito da situação política e social que ocorriam no Brasil. Em Guarulhos por muito tempo, os militantes iam às fábricas, feiras e universidades promoverem a venda do jornal no qual era muito aceito e lido pelas pessoas. Nesse período também trabalhávamos em campanhas de candidatos para deputados ligados ao partido e na cidade fizemos a campanha do saudoso ex vereador Gilmar Lopes, devido à clandestinidade, a nossa atuação parlamentar se dava através do antigo MDB.

Segundo Período; de 1985 a 1999
A partir de 1985 com a legalização do PCdoB, o nosso partido em Guarulhos adquire nova fisionomia. Fizemos campanha de filiações, alugamos sede e nossa ação sindical se ampliou para a categoria dos metalúrgicos. Colocamos um camarada na direção do Sindicato dos Metalúrgicos que ali permaneceu, trazendo resultados positivos para o partido. Em 1986, participamos da campanha eleitoral com as candidaturas de Luiza Cordeiro para deputada estadual e Isaldo Elói da Silva para Deputado Federal. Em 1988, participamos pela primeira vez com candidatura própria a vereadora tendo a frente à camarada Adélia Marcondes dos Santos. Já em 1992 a 1996 tivemos a candidatura de Luiza Cordeiro á vereança, em coligação com o partido dos trabalhadores, agora num grande esforço de ter uma representação nossa na Câmara Municipal. Durante esse período e mesmo no período anterior, participamos de todas as campanhas nacionais, tais como: Campanha das Diretas Já, eleições de governadores e de Presidente da República, Fora Collor e etc.
No decorrer desse período foi se estabilizando um grupo de dirigentes do partido que foram responsáveis pela vida ativa com a sua militância.

Terceiro Período: de 2000 á 2010
Esse período foi marcado por dois fatores: Pela vida institucional onde pela primeira vez um militante comunista era eleito com a sigla do PCdoB em 2000, no caso a camarada Luiza Cordeiro que no momento está no terceiro mandato. E com o trabalho desenvolvido pelos camaradas Valter Dantas como Secretario de Meio Ambiente e Julio Filgueira a frente da Secretaria de esportes na gestão do Prefeito Elói Pieta, além da atuação na secretaria Adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Urbano com o camarada Rodolfo Ribeiro nessa gestão do prefeito Almeida. O segundo fator foi o crescimento do partido com mais de 2.200 filiados cartoriais e diversas bases que o partido tem nas quatro regiões da cidade, além de um distrital. O partido desde 2004 vem elegendo vereador com força própria, além disso, pela primeira vez lançamos um candidato a prefeito nas eleições de 2008. Essa trajetória só foi possível graças a política acertada e à militância partidária no qual queremos agradecer prontamente.

Centro de Memória

Nenhum comentário:

Postar um comentário