segunda-feira, 23 de março de 2009


PCdoB realiza Plenária com a militância e se prepara para o 12º Congresso Nacional

Se preparando para o 12º Congresso Nacional Partidário em outubro, o comitê municipal do PCdoB em Guarulhos, promoveu uma Plenária Geral com a sua militância no último sábado, na Câmara Municipal com cerca de 100 pessoas entre filiados e simpatizantes e aprovaram uma Resolução Política que vai nortear as ações do partido até a sua conferência que será realizada no segundo semestre de 2009.

Estiveram presentes no ato, a Presidente Estadual Nádia Campeão, lideranças de bairros e políticas da cidade e ainda contou com a presença do Prefeito Sebastião Almeida que enfatizou a importância do PCdoB na construção da democracia e da luta pelos direitos civis no país. Já a presidente estadual Nádia Campeão disse que o partido vem crescendo muito em todo território nacional e discorreu sobre a crise econômica que está mexendo com a vida do trabalhador. Segundo ela, a crise não é nossa, mas sim do capitalismo, onde o sistema vem sofrendo abalos constantes e que demonstra que a sua derrocada está prestes a acontecer. “Apesar do Brasil sentir a crise, devemos entender o que realmente está acontecendo com o sistema capitalista e devemos contribuir para achar soluções para que os nossos trabalhadores não percam os seus empregos e não fiquem inseguros sobre o futuro do país”, frizou. Na sua fala a presidente do PCdoB em Guarulhos Luiza Cordeiro ressaltou que o partido avançou muito na cidade e disse que é possível ainda fazer política de um modo diferente, valorizando as ações partidárias, se posicionando perante aos problemas e assumindo responsabilidades apenas com o município e com as pessoas. “Estamos crescendo com qualidade, as novas lideranças que nos procuram sabem da nossa seriedade e do nosso compromisso com o bem público e com o trabalhador”, salientou.

A Resolução Política
O partido que o projeto Ousadia foi positivo pelo fato de que pela primeira vez na história o PCdoB de Guarulhos lançou uma candidatura majoritária com Adilson Valente, fortalecendo e divulgando a legenda 65.
Devemos considerar na avaliação que o crescimento do partido na cidade é real, tendo em vista que, nesse pleito de 2008 saímos para a disputa com estrutura própria, o que mostra maturidade na direção partidária que conseguiu criar essas condições.
Com relação às candidaturas proporcionais, o partido saiu com 36 candidatos a vereador e se coligou com o PDT, o que fortaleceu o diálogo com a sociedade e qualificou os debates em toda imprensa local por tratar de partidos de luta em defesa do trabalhador. O PCdoB obteve nessas eleições com seus candidatos 16.628 votos e 785 de legenda, perfazendo um total de 17.413 votos, coeficiente eleitoral que possibilitou pela terceira vez elegermos uma vereadora, a camarada Luiza Cordeiro com 2.073 votos. Ficamos com a 1ª suplência da coligação com o camarada Francisco José Bezerra (Chicão) que obteve 1.382 votos, além disso, a coligação PCdoB e PDT, foi a 4ª mais votada, com mais de 24 mil votos.

No segundo turno das eleições para prefeito, mantendo nossa coerência ideológica e consultando as instâncias partidárias, uma vez que não existe mais alinhamento automático, o PCdoB devido à polarização entre PT e PSDB, decidiu apoiar a candidatura do PT, realizando algumas ações como por exemplo: continuar com cinco comitês funcionando, plenárias com alguns dos mais destacados quadros nacionais do partido, carreatas e liberação da militância para as mais variadas atividades, pois o projeto “Para Guarulhos continuar no rumo certo” representava naquele momento os anseios da população. Conseguimos em conjunto com outras forças do município eleger o novo prefeito da cidade abrindo espaço na Assembléia Legislativa para o camarada Pedro Bigardi que assume a vaga no Legislativo Estadual após decisão liminar.

Avanços e Desafios
Para travar esse novo embate, dado o avanço das forças capitalistas conservadoras, precisaremos aplicar a nossa linha política com mais firmeza para fora do partido, devemos nos posicionar fazendo o debate e dando opiniões à cerca dos temas de preocupação geral da população como educação, saúde, segurança, habitação, meio ambiente e em tantas outras que acharmos necessários.

O partido precisa expor as suas idéias para uma gama maior da nossa sociedade e para isso tem que se inserir nesses debates, além de qualificá-los.
Partindo desse principio, é preciso que o partido faça um monumental esforço para formar novos quadros e lideranças que possam ajudar nesse projeto político partidário. Além disso, temos que dar vida aos organismos de base estratégicos do PCdo como: servidores municipais, professores, jovens comunistas, ambientalistas, ajudar a formar OB’s de lideranças que queiram participar da vida orgânica e eleitoral e dar a direção política do partido aos movimentos sociais ligados a nós.

Isso requer também uma ampla valorização da nossa militância presente e atuante em todas as frentes de luta que necessitam de mais acompanhamento do nosso partido. No cumprimento desse sistema de tarefas, será decisivo o empenho da direção para elevar a sua organização e a formação consistente desses filiados que entraram durante o ultimo período e que ainda precisam ser chamados para atuar de forma mais decisiva,necessitando de uma maior atenção da Séc. de Formação e Organização. Teremos o desafio daqui por diante de cuidar mais e melhor do partido e temos que avançar no nosso projeto visando maior protagonismo dentro da nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário