terça-feira, 24 de março de 2009

Vereadora Luiza Cordeiro participa da audiência pública sobre os mananciais da Região Metropolitana de São Paulo na ALESP

A Frente Parlamentar em Defesa da Água Limpa, coordenada pelo deputado José Cândido (PT), realizou nesta quinta-feira, 19/03, na Assembléia Legislativa de São Paulo - ALESP, audiência pública para discutir a situação dos mananciais da Região Metropolitana de São Paulo. Compuseram a mesa o Secretário de Política Urbana do município de Suzano, Miguel Reis Afonso; da Vereadora Luíza Cordeiro - PCdoB, presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente na Câmara Municipal de Guarulhos - CPDMAQV, e do arquiteto e urbanista Renato Arnaldo Tagnin.
O evento lotou o Auditório Franco Montoro com representantes de diversas entidades ligadas à defesa do meio ambiente e de estudantes da área ambiental. Durante uma apresentação de imagens com informações sobre a situação da água no planeta e em especial na Região Metropolitana de São Paulo, principalmente das obras como a do Rodoanel que tem sido vetores de ocupação de Área Permanente de Proteção - APP, Renato demonstrou o mau uso dos recursos hídricos, assim como a expansão humana sem planejamento, são os principais fatores que provocam a escassez da água, por que ao ignorar o espaço da água, ações como aterramentos e desvios de curso de rios e córregos acabam provocando, de um lado, a falta do recurso e, de outro, enchentes e alagamentos. Luiza Cordeiro apresentou a atual situação da mata da Cantareira que está sobre forte pressão da expansão urbana entre a Zona Norte de São Paulo e Guarulhos.
A necessidade da ALESP ajudar na ação de conservação dos mananciais que mantém o Baquirivú vivo, desde a sua nascente em Arujá até desaguar no rio Tietê, num percurso de 26km. Luiza Cordeiro também alertou que o aterro da Klabin está na eminência de suprimir mais de 110mil m² de vegetação nativa, e que pode criar sérios problemas de drenagem na Rodovia Presidente Dutra e Av. Tancredo Neves. E para estreitar os laços entre a Frente Parlamentar e a Comissão do Meio Ambiente serão agendadas reuniões para avaliar e tomar medidas em defesa dos mananciais da nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário